Introdução
A inserção de recursos tecnológicos como forma de auxílio na educação é um dos grandes debates abertos no Brasil. Em países de primeiro mundo esse assunto já foi superado, pois a maioria da população já tem acesso a recursos como computador, internet e programas educativos na escola e até na própria residência. Por outro lado, a realidade brasileira aponta para o uso intenso de soluções livres, abrindo assim um campo interessante para disseminação de recursos tecnológicos a baixo custo para governos e entidades.
A inserção de recursos tecnológicos como forma de auxílio na educação é um dos grandes debates abertos no Brasil. Em países de primeiro mundo esse assunto já foi superado, pois a maioria da população já tem acesso a recursos como computador, internet e programas educativos na escola e até na própria residência. Por outro lado, a realidade brasileira aponta para o uso intenso de soluções livres, abrindo assim um campo interessante para disseminação de recursos tecnológicos a baixo custo para governos e entidades.
O Brasil tem procurado caminhos para
prover ao cidadão em fase escolar melhores condições de competitividade no
mundo globalizado. O conceito de analfabeto, atualmente, inclui o analfabetismo
tecnológico, que ocorre quando a pessoa não tem acesso e/ou não domina os
recursos em voga nessa Era da Informação. É correto afirmar que, ao mesmo tempo
em que gera oportunidades, a tecnologia pode expelir um cidadão de sua carreira
profissional ou pode não permitir a ascensão social através da carreira
almejada durante a fase escolar. Por isso, diferentes esferas de governo
procuram meios de oportunizar acesso à internet e ao computador valendo-se da
expansão e implantação de laboratórios nas escolas. Também a expansão nos lares
brasileiros começa a ter incentivos, como por exemplo a isenção de impostos na
produção de computadores “populares”.
Iniciativas como essa são louváveis,
mas não completam a formação de um cidadão plenamente consciente do uso da
tecnologia na resolução de problemas cotidianos. Atualmente, o computador é
usado como ferramenta de captação de informações, ou seja, uma biblioteca mais
fácil, rápida e atrativa que bibliotecas tradicionais. Entretanto, aliar o
computador a programas específicos para o ensino e dotar os laboratórios de
estrutura de ponta, como a robótica, é um salto de qualidade evidente.
Conceituação
Em sala de aula são transformadas em
idéias que estimulam o aluno a sempre querer aprender mais, instiga a voracidade
em absorver novos conhecimentos e tecnologias. A robótica educacional procura
auxiliar o aluno na construção do aprendizado adquirido em sala de aula.
Objetivo
O principal objetivo da
robótica educacional é promover ao educando o estudo de conceitos
multidisciplinares, como física, matemática, geografia, entre outros. Há
variações no modo de aplicação e interação entre os alunos, estimulando a
criatividade e a inteligência e promovendo a interdisciplinaridade. Usando
ferramentas adequadas para realização de projetos, é possível explorar alguns
aspectos de pesquisa, construção e automação.
Exercícios:
1) Apresente uma síntese sobre dois produtos para o ensino de robótica.
2) Faça uma síntese sobre o produto LEGO MINDSTORMS.
3) Como este produto (item 2) poderia ser utilizado nas escolas e Universidades.
Exercícios:
1) Apresente uma síntese sobre dois produtos para o ensino de robótica.
2) Faça uma síntese sobre o produto LEGO MINDSTORMS.
3) Como este produto (item 2) poderia ser utilizado nas escolas e Universidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário