domingo, 12 de agosto de 2012

Inclusão Digital



Inclusão Digital ou infoinclusão é a democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.

A Inclusão Digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar ele, um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas.

Entre as estratégias inclusivas estão projetos e ações que facilitam o acesso de pessoas de baixa renda às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Questões:

1) Faça uma síntese dos projetos abaixo listados, apresentando seus objetivos, formas de acesso e funcionamento:


http://www.computadorparatodos.gov.br/

http://www.acessasp.sp.gov.br/

http://www.pucrs.br/sinergiadigital/



2) Como você desenvolveria um projeto de inclusão digital ?


a) Escolha sua unidade de Inclusão, justificando sua escolha (biblioteca informatizada, laboratório escolar de informática conectado à Internet, salas de aula informatizada e conectada, telecentro ou quiosque).


b) Dentre as opções Tecnológicas você utilizaria o Sistema Operacional livre ou proprietário ? Justifique sua escolha.


c) Quais as atividades disponíveis em sua unidade (impressão de documentos, cursos presenciais e/ou à distância, etc) ?


d) As atividades seriam de uso livre, limitado ou monitorado ? Justifique sua resposta.


e) Sobre a monitoria, você utilizaria monitores orientados, estudantes, voluntários ou profissionais contratados ?


f) Como você daria sustentabilidade a sua unidade ? (Recursos do fundo público, das empresas, contribuições individuais e coletivas ou a cobrança de uma taxa do usuário).

Nenhum comentário: